COBSUL SOLUÇÕES FINANCEIRAS

INADIMPLÊNCIA - TEM CURA DOUTOR?

Perspectiva e percepção claras do assunto contribui fortemente...

ALANO

12/13/20242 min ler

Perspectiva e percepção claras do assunto contribuem fortemente para os resultados.

Como você e sua organização percebem a inadimplência?

É de extrema importância que todos na sua organização tenham a percepção correta e alinhada do que significa esse termo e principalmente o que ele significa na sua empresa.

Percepção tem a ver com a forma como interpretamos determinada informação, assunto ou objeto para o qual estamos olhando. É a partir dessa interpretação que formamos juízo de valor. E de acordo com nossa base de conhecimento e memórias julgamos para definir se é seguro, se é bom, ruim e por aí vai. Portando, traçar metas de controle ou de cuidados com a inadimplência, sem todos terem o real conhecimento e interpretação correta, gera ruídos que desmobilizam os esforços na organização em pró dos processos e dos objetivos ligados a esse assunto. Por isso, inicialmente, converse com todos na empresa sobre essa percepção, não somente com quem analisa e decide pela concessão do crédito, mas com a sua equipe de vendas, seu comercial, enfim, todos os funcionários de todos os setores envolvidos direta e indiretamente na realização do seu negócio. TODOS precisam compreender o que é inadimplência e o impacto dela na sua empresa. Você pode dizer que todos já sabem ou que basta uma pesquisa e todos já saberão o que significa inadimplência, mas é imprescindível que o líder do negócio passe a sua percepção sobre o assunto, para que todos os demais alinhem as suas percepções com a sua. Só aí estará formada a base para, agora, com todos unidos sobre a mesma percepção, focarem na perspectiva e contribuir nos processos.

Perspectiva tem a ver com o ponto de visão, ou seja, de onde estou olhando.

Quais são as perspectivas da sua empresa?

Mais uma vez a clareza será imprescindível. Quais são as aspirações da empresa ou organização no curto, médio e longo prazos? Você pode interpretar como sendo a visão da empresa. Onde ela quer estar. Para que, desse ponto, todos olhem para o objetivo (meta) da mesma perspectiva. Isso, por si só, irá igualmente contribuir no alinhamento dos esforços não só nos processos de prevenção à inadimplência, como em todos os demais.

A pergunta: Tem cura Doutor? Tem como resposta um sonoro SIM, ou um igual NÃO.

Depende do alinhamento da percepção e perspectiva na empresa em primeiro lugar e depois vem dos diversos processos que iremos abordar ao longo desse Blog sobre esse tema.

Aqui, por hora, fica essa primeira dica que entendo como “dica base” para todas as outras.

Reúna seus times, inclua aqui, reunião até com o pessoal do “chão de fábrica” e alinhe claramente percepção e perspectiva para o tratamento desse assunto.